Pular para o conteúdo principal

A falta de planejamento sucessório acarreta a desestruturação familiar de muitos lares.


O falecimento inesperado do patriarca, proprietário dos bens, sem que houvesse planejamento sucessório adequado para transmitir o patrimônio de forma a não prejudicar os negócios e bens da família acarreta a desestruturação familiar de muitos lares.

Em casos extremos chega-se a pedir ajuda financeira a amigos e parentes para manutenção familiar e iniciar o inventário, pois todos os bens e recursos estarão bloqueados, e o falecido não tinha cobertura de seguro de vida que pudesse gerar liquidez aos herdeiros.

Não raro, bens precisam ser vendidos abaixo de seu real valor a conhecidos ou no processo de inventário para fazer frente às despesas correntes da família, das fazendas, incluindo folha de salários, financiamentos, compromissos comerciais. Quando não, fazem empréstimos juntos as instituições bancárias se submetendo ao pagamento de juros.

A falta de planejamento sucessório também é fator de divisão e disputas após a morte do patriarca. Alguns herdeiros querem vender o patrimônio alegando não terem perfil e nem condições para manter a atividade empresarial. Por não buscarem um aconselhamento adequado, as discussões pela repartição da herança e a falta de estrutura emocional acabam por consumir o patrimônio herdado em pouco espaço de tempo.

Por isso, recomendo que faça o planejamento sucessório garantido que os bens sejam perpetuados por gerações.

Lembre-se, sua família é o seu maior patrimônio.

Instagram: @dr.hiltonsilva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ICMS - IMPORTAÇÃO

Na importação de mercadorias, bens e serviços, a CF/88 estabelece que o ICMS (Imposto sobre Operações de Circulação de Mercadoria e sobre Serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior) incidirá "sobre a entrada de mercadoria importada do exterior, ainda quando se tratar de bem destinado a consumo ou ativo fixo do estabelecimento, assim como sobre o serviço prestado no exterior, cabendo o imposto ao Estado onde estiver situado o estabelecimento destinatário da mercadoria ou serviço" (art. 155, § 2°, IX, "a").

Como fazer e quanto custa o inventário

        Quando o dono de um patrimônio não realiza em vida o planejamento sucessório, no qual é possível definir o que cada um dos seus sucessores vai receber após a sua morte, a família deve optar pela realização do inventário. Trata-se de um processo que pode sair bastante custoso e levar tempo.       Então, se você tem interesse em saber como fazer e quanto custa o inventário, continue lendo este artigo e confira as informações nos tópicos a seguir. •     Como fazer inventário •     Quanto custa o inventário Como fazer inventário            Veja quais são os principais passos que envolvem a realização de um processo de inventário. •      Contratação de um advogado            O advogado é um profissional imprescindível no processo de inventário. Por isso, ele deve ser ...

7 passos para o seu planejamento patrimonial sucessório ser um sucesso em 2021

  Ainda tem vontade de iniciar o seu planejamento patrimonial sucessório e conquistar a proteção e perpetuação do seu patrimônio familiar? Eu estou com você. Vou te ajudar. Antes de qualquer coisa, escreva todas os seus patrimônios e uma folha de papel ou   planilha descrevendo o tipo de patrimônio e seu respectivo valor atual, e vamos juntos montar um plano de ação para iniciar o seu planejamento patrimonial sucessório e garantir o sucesso da sua iniciativa. Tá pronto? Vamos lá!  O planejamento patrimonial e sucessório é um plano de ação criado pelo patriarca ou matriarca como um conjunto de boas práticas que tem o propósito de cuidar de forma adequada do patrimônio visando o crescimento dos bens seja de uma empresa, de um indivíduo ou de uma família inteira por gerações evitando o processo de inventário, reduzindo o custo, protegendo os bens e inibindo conflitos entre os herdeiros. Confira cada etapa do plano de ação e mãos à obra Identificação dos herdeiros: ...